quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

As duas cores da amizade

Sempre ouvi, e até já concordei, que amizade entre homem e mulher é difícil, complicada, momentânea, ou até impossível. Entendo os vários pontos desses argumentos, e concordo com parte deles - de fato, é complicado.

Mas não acredito que seja impossível.

Assim sendo, me ponho como exemplo vivo, e as vezes até exagerado. Tenho sim algumas amigas mulheres e algumas incrivelmente próximas sem qualquer segunda intenção. Uma delas, que me acompanha a muito tempo e que hoje já considero como uma irmã, era motivo de extrema desconfiança em épocas de adolescência - o velho e malvado colegial. Nunca tivemos nada, nem perto de algo. Mas aproveitei a beça essa incompreensão me divertindo com a falta de maturidade alheia.

Eu penso que a amizade entre sexos diferentes necessita bastante de sinceridade e falta de joguetes. Com as cartas na mesa é possível estabelecer limites, abraços, intimidade. O problema é que a maioria, e uma maioria gigante, está acostumada a jogar nos relacionamentos, medir passos, mesmo que as vezes sem perceber sua própria movimentação.

Bem, nem todas as amizades frutificaram como esperava, algumas cairam de fato no óbvio, mas as que restaram valeram deveras a pena as tentativas. Sei que a relação não sexual entre sexos diferentes é difícil, mas enriquecedora.

Tentem...

3 comentários:

  1. Realmente, tá aí uma coisa que nunca entendi. Por que as pessoas dizem que não existe amizade entre homem e mulher?

    Há quatro anos eu conheci uma garota que me fez quebrar essa "regra", que derrubou esse mito. A gente se conheceu no curso pré-vestibular e desde aí estamos juntos até hoje. Juntos na amizade, claro. No começo eu bem que queria algo mais, mas ela não quis. Depois quando ela estava pronta eu já não achava mais que fosse uma boa idéia... Ô povo complicado.

    Eu sei que no fim das contas hoje ela é uma grande amiga, companheira de todas as horas. Tive minhas namoradas, ela teve seus namorados e isso nunca interferiu em nossa amizade.

    Não entendo porque as pessoas dizem que isso não pode acontecer... Deve ser por medo, sei lá. Só sei que eu tentei, e até hoje deu Muito certo, poder crer.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, qnd tempo q eu não aparecia por aqui, já estava com saudades de lê-lo, caro Tibério!


    Amigos? sim eu tenho os meus, queridos amigos do sexo oposto, para todas as horas dessa vida compartilhada! beijo grande para eles!

    ResponderExcluir
  3. ôooooooo meu amigo, irmão e "eterno enamorado" de colégio. Amo lê-lo, ouvi-lo, sê-lo e segui-lo bem de perto.
    Te amo muito!!!

    ResponderExcluir