sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O carnaval em Recife

Tanto tempo sem postar nada aqui no blog so pode ter uma explicacao razoavel: o carnaval de Recife. Por isso, escolhi falar sobre esse danado agora.

O fato é que o carnaval em Recife se estende alem das fronteiras de outros carnavais. Nao é definitivamente uma festa para a TV porque é uma festa para as pessoas, onde o valor mesmo é estar no meio do bloco.

Quase como uma tradicao familiar os blocos e trocas se estendem e tomam conta da cidade. Familias fundam seu blocos, ruas, predios, empresas, amigos, grupos - todos querem fundar seus proprios blocos. Na capital pernambucana é mais valioso uma pequena e intima troca carnavalesca do que grandes e concorridos blocos.

Andando para o foco da folia com dois turistas a tira colo, percebi que bem antes de chegar no destino ja estava orgulhoso da beleza da festa. Pessoa fantasiadas pelas ruas, gente sorrindo, pequeninas festas individuais.

Sem duvida o carnaval em Recife nao é uma festa organizada pelo governo e bandas.
O carnaval de Recife é um estado de espirito.

2 comentários:

  1. Oi, Tibério.

    Quero te fazer um convite, pra participar de um debate sobre "Twitter e leitura". Tentei procurar seu contato, via e-mail, mas não encontrei. Peço, por favor, que me envie um e-mail: meneses@gmail.com.

    Grato.

    ResponderExcluir
  2. Desde que li esse texto ontem, esse finalzinho ficou martelando na minha cabeça.. você conseguiu definir o que eu tava tentando a um tempão :) de fato, o carnaval daqui é um estado de espírito

    ResponderExcluir