terça-feira, 6 de abril de 2010

Espiritismo

Eu fui bastante melancólico quando novo. Algumas de minhas dores viviam pela razão e pelo histórico que carregava e outras pelo simples prazer do papel da vítima. Em determinado momento, acuado por alguns desses sentimentos, minha mãe sugeriu com doçura:

- Filho, se eu indicar um livro você me promete que lê? Era "O livro dos espíritos". Como sempre cumpri promessas li o livro até o fim, sem pular parte alguma.

Esse foi sem dúvida um dos primeiros livros que mudou minha vida - outros posteriormente continuaram essa dádiva de me atingir em cheio. Li o "Livro dos Espíritos" e me senti em casa. Era direto, seco, objetivo, humilde, claro, preciso, revelador, agregador e o mais grandioso de tudo, não pretendia carregar em si uma verdade absoluta, se denominava temporário.

Puxa!, quando li que aquelas eram verdades naquele instante e que depois outras verdades iriam unir-se a ela e formar novas afirmações, vi que deveria trilhar aquele caminho. Enfim, alguém abaixava a cabeça para levantar-se por completo.

Depois desse encantamento me dediquei ao que pude a doutrina, li bastante, frequentei durante anos. Embora hoje não me considere mais um espírita atuante, carrego várias marcas da bondade e do olhar fraterno que essa doutrina trouxe ao mundo.

Não fui e não sou um admirador do fetiche do espiritismo, como saber das aparições, do que as cartas revelam, de quem fomos em outras vidas, de ver algo e essas coisas todas. Acho isso muito pouco frente ao sentimento que pulsa em um centro.

Um centro espírita é antes de tudo um agregador de sentimentos religiosos. Onde pessoas dispostas a aprender e com o coração aberto andam, evoluem e se abraçam. O espiritismo é cristão, é judeu, é muçulmano, é budista, é até pagão. O espiritismo não idealiza a forma, valoriza, sim, o conceito, o pensamento, a energia e a intenção que resulta na ação.

Para o espiritismo mais cedo ou mais tarde todos alcançarão o paraíso interno, TODOS. Não é magnífico?


13 comentários:

  1. Teu texto e tua sinceridade são especiais, meu velho!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Sim Tibério, é magnífico. A doutrina é uma das manifestações filosófica e científica mais importantes para humanidade. Muitos ainda se apegam aos fenomenos por desconhecimento dos elementos naturais (não sobrenaturais com alguns querem tratar) como a mediunidade. É fácil se interessar ludicamente aos fenônmenos da mediunidade, difícil é seguir os ensinamentos da doutrina espírita cristã: caridade, transformação interior, resignação, paz na consciência e fé no futuro. Percebe-se claramente o efeito positivo que a doutrina causou no seu temperamento manso. Continue progredindo.

    ResponderExcluir
  3. Li "O Livro dos Espíritos" há algum tempo atrás e continuo a saga Kardequiana. O livro também mudou a minha vida e, principalmente, corroborou tudo o que aprendi desde pequena, com meus pais (tb espíritas). Só com o espiritismo consegui entender como Deus é misericordioso, justo e bom. Belíssima postagem! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Oi Tibas!
    Nao tenho estudado muito desde que saí de Recife. Mas, em algum momento o Espiritismo também provocou mudancas muito positivas na minha vida.
    Desde a "Marruá" que você conheceu, foi um caminho bem difícil mas que valeu cada pedrinha vencida!
    Beijos, Marina.

    ResponderExcluir
  5. Melancolia essa que ativa sua criatividade hoje, né amigo? Tudo faz parte de um crecimento espiritual, da maturidade humana. Seu coração evoluiu muito e é lindo ver isso, ler isso. Talvez vc nem tenha noção, mas já me fez pensar e aprender muito, inclusive ao acompanhá-lo algumas vezes no centro espírita, alimentando minha veia paterna de dedicação ao culto. Suas palavras e seus atos continuam me inspirando e me incentivando. Conserve sempre esse seu coração do bem e nunca deixe de alimentar os outros com seus pensamentos escritos, cantados, falados... essa é sua doutrina hoje.
    Beijo grande
    Fernandinha PE/ES

    ResponderExcluir
  6. Tibério,
    Adoro Seu Chico e tive curiosidade hoje de futucar seu blog.
    Mto legal o texto!
    É importante que as pessoas enxerguem o espiritismo como algo maior que uma religião, até pq poucas pessoas podem ser consideradas religiosas hoje em dia. Acho que a palavra é acreditar...ter fé! A caridade é a base de tudo e é tão simples a fraternidade.
    A melhor frase: "Enfim, alguém abaixava a cabeça para levantar-se por completo."
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. É sim, magnífico.
    Mais ainda, é o conhecimento, a compreensão, o entendimento, que nos trás essa doutrina.
    Acredito que não há como entrar em contato com a doutrina, e não sair modificado de alguma forma.
    Acho que eu li o livro dos espiritos, mais ou menos com a mesma idade que você tinha quando o leu.
    E posso dizer que foi/é uma das coisas fundamentais, que me auxiliam nesse processo de formação de valores, consolidação do ser, que é o amadurecimento.
    Bonitas como sempre, tuas palavras, visse?
    Muita luz para essa caminhada bonita que é a vida.
    Manda um cheiro para Carina.

    -
    Lua.

    ResponderExcluir
  8. Tô emocionada...lindo!
    Bjos,
    Carol

    ResponderExcluir
  9. Estudar o espiritismo é muito bom
    e é ótimo que mais e mais a humanidade conheça
    essa doutrina, não para que a massa se torne
    espírita, mas para que a massa tenha paciência, saiba amar e por fim evolua

    ResponderExcluir
  10. Tiba, hoje lembrei (depois que vi), tinha lido até suas descobertas no mundo do álcool (excessivo)! :) Sobre esse tópico (espiritismo), apesar de eu ser um pouco cético, gosto de qualquer manifestação que pregue o bem, especialmente na prática! Bom texto! Ah, outra coisa, adorei o Emmanuel, muito bom pô!!! Abs!

    ResponderExcluir
  11. Muito bonito Tiba.
    Em outras oportunidades, quero conversar mais sobre o assunto.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Puxa, esse já é o post que mais comentários gerou no meu blog. Cada vez mais, acho que estamos entrando em um momento espiritual (em toda amplitude a que essa palavra se aplica). A bondade vem tomando partido e está entrando na moda. Que bom!

    ResponderExcluir
  13. Você fala com muita clareza e simplicidade sobre algo tão especial. Fui uma criança melancólica também..rs E muito do meu despertamento pra vida veio de entender a doutrina, e mais que isso, ao tentar praticá-la (ainda que minimamente..rs)
    Parabéns pelo blog e pelo trabalho da banda!
    Abraços!

    ResponderExcluir