segunda-feira, 12 de abril de 2010

Felicidade x Alegria

Esse fim de semana me deparei com vários problemas, tanto comigo quanto com amigos próximos, tanto abstrato como prático. Faz parte... Mas tomei a experiência para refletir sobre a diferença entre felicidade e alegria.

Dois comentários me incitaram esse blog. O primeiro foi de uma amiga tentando buscar a felicidade travestida de alegria. E o segundo, da minha mulher que no auge de tudo saiu com essa: e somos tão felizes.

Hoje em dia, creio, somos completamente encharcados com a definição de que felicidade é a alegria ininterrupta: "ficou triste? Então tem que ir para outra". Somos literalmente uma sociedade fast-food, inclusive com os sentimentos. Rápido, fácil e descartável.

Quando comecei esse blog defini que teria que escrever textos curtos, nada muito longo, porque estamos todos acostumados - inclusive eu, a desperdiçar pouco tempo com as coisas, o que quer que sejam.

Trabalhei em uma ONG um tempo atrás e em uma das reuniões discutimos o motivo das drogas estarem em tanta evidência. Nada mais óbvio do que perceber a característica fast-food das drogas. Antes, as pessoas trabalhavam menos, tinham mais espaço e possibilidades de retirar prazer e conforto de diversas situações, como passeios no campo, esportes, praias. Hoje, nós temos cerca de 4 horas em uma noite de sexta para curtir o máximo e mais rápido possível. Ou seja, temos que alcançar um prazer concentrado, que também acabe rápido.

O problema é que essa característica se tornou um hábito generalizado para nós. Quem quer perder tempo com a construção lenta e gradual das coisas? Quem investe num relacionamento para curtir posteriormente? Quem tem paciência de esperar o tempo das coisas?

Felicidade não é para mim a extensão da alegria. Felicidade é o equilíbrio das forças naturais, nossas e dos outros. E é exatamente o que faz com que as tristezas e decepções sejam somente tristezas e decepções e não pareçam com o fim do mundo.

A tristeza e o problema estão contidos na felicidade, são parte dela também.

Como disse minha mulher no meio de um monte de problemas: e somos felizes!

8 comentários:

  1. Eu sou dos que pensa que felicidade é um momento da vida. Você passa um tempo feliz. Hoje a pessoa diz "eu sou feliz". Eu acho que o certo seria "hoje em dia eu estou feliz". Ninguém é feliz 100% do tempo. Ou será que sou tão ranzinza assim?

    Vai ver que por isso meu apelido na 7a série era "Tristeza". hehehehehe.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Tristeza? Já fiquei aborrecida, baixo astral... Digo sempre que sou feliz, pois tenho pessoas que me amam e, acima de tudo, eu me amo.
    Seria muito bom se todos refletissem sobre: O que é felicidade?

    ResponderExcluir
  3. Eu andava meio esquecida de um conceito antropologico, mas o relembrei dia desses, e trago aqui, para comentar essas palavras.

    Tudo é relativo.

    Puxando uma questão do comentário de Suann Medeiros mais acima:

    "O que é a felicidade?"

    Triste, para os que associam a felicidade apenas aos momentos alegres, e quando não há alegria? Mas há paz, calma, tranquilidade, entendimento, melhoramento, novas visões de mundo?

    A felicidade, de uma certa forma é construida.
    Com tudo o que vivemos [passado], vivemos [presente], viveremos [futuro].
    De uma certa forma? Ou de forma inteira?
    Eu nunca vi, ou ouvi falar, de uma felicidade eterna e pronta, apenas a esperar que cheguemos e a tomemos para si.
    A felicidade é a soma dos dias, das experiências, dos sorrisos, lágrimas, caminhos, e saberes.
    É tanta coisa, e ao mesmo tempo tão simples.
    É de tão de se sentir, perceber, construir e observar. É tão de se viver.

    Enfim.

    -

    Luz.

    ResponderExcluir
  4. Feliz só em te ver aqui Lua. Feliz.
    (saudade da tua felicidade)

    Lindo post Tiba.

    ResponderExcluir
  5. Mal acabei de ler o post e uma frase já cintilava na minha cabeça: "Se um dia tive problemas, não foi por falta de felicidade" (do filme Divã).

    Concordo plenamente com a idéia de que ser feliz não é estar isento de problemas, mas saber como lidar com eles. "Existir", na sua infinita possibilidade de significados, inclui ter problemas. E o pior (ou seria melhor?), os problemas são NECESSÁRIOS ao nosso crescimento espiritual.

    Um amigo uma vez me disse que "estar na fossa" era uma das melhores oportunidades para o amadurecimento. E, o que a princípio me pareceu devaneio de um jovem, confirmou-se em minha vida pouco tempo depois. Hoje, afirmo categoricamente: sou muito mais feliz/madura depois de uma visita à fossa! Sendo assim, ser feliz e ter problemas, para mim, são conceitos inseparáveis.

    ps: Existe um filme ABSURDADAMENTE MASSA a respeito da busca da felicidade; "Na natureza selvagem" de Sean Penn e com trilha sonora toda de Eddie Vedder. Brilhante. Aqui fica a dica!

    abraço.

    ResponderExcluir
  6. Tuas palavras me fazem lembrar do questionamento colocado numa conversa sobre Educação. Tristeza é o mesmo que depressão? Pois é o mesmo questionamento sobre a alegria e a felicidade. Estar alegre num dado momento não quer dizer feliz de fato, pleno e realizado. Alegres ou tristes podem ser vários os momentos e muitos fazem parte de nossas vidas, inevitavelmente. Nem por isso estamos 100% felizes ou mesmo depressivos. Até porque a depressão é uma doença bioquímica e psicológica muito mais grave do que um simples momento de tristeza. E a alegria de um momento pode ser só de um momento, não de um continuum de vida que se traduziria em felicidade.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  7. Valeu gente, comentários bastante ricos. Dá vontade de escrever o post de novo com mais idéias que surgiram lendo essas opiniões.

    ResponderExcluir