terça-feira, 27 de abril de 2010

Medo de avião

Acabei de voltar de uma viagem ao Rio de Janeiro para tocar com a BANDA SEU CHICO, e toda vez que viajo tenho que lidar com esse monstro assustador de metal: o avião.

Alguém aí NÃO tem medo do danado?

Bem, eu já morri de medo, mesmo. Hoje em dia, por estar viajando bastante (bastante mesmo) me acostumei ao ponto de sair da situação de pânico para a situação de incômodo. Algumas coisas me ajudaram nessa migração: terapia, repetição e disposição (sem contar um remedinho antes da viagem para auxiliar o funcionamento das três).

Eu acho incrível como precisamos nos abster de controle na situação de vôo. Ali controlamos absolutamente nada, nem ao menos sabemos o que está acontecendo. Muitas das pessoas que têm medo costumam olhar para as aeromoças para tentar pescar alguma informação: - se a aeromoça ficar assustada é que ferrou tudo, dizem. Isso só demonstra o quanto não temos acesso a nada.

Outra sensação que assusta é a impossibilidade de acidente com sobreviventes, ou seja, se der bronca é morte certa.

Sempre caminhei com essas duas sensações no avião, e sempre em pânico.

Aí comecei a tentar observar. Observar-me. E percebi isso tudo.

Hoje viajo tranquilo, só fico tenso no momento da subida e em alguma turbulência forte demais. Antes passava a semana pré em estado de alerta.

Creio que o sistema para amenizar esse medo é treinar confiar no piloto, no destino e se desligar um pouco do tamanho daquele treco e da altura que ele voa.

Numa outra oportunidade eu discorro aqui as minhas técnicas de ficar tranquilo num vôo intranquilo.

10 comentários:

  1. eu MORRO de medo desse monstro voador!!! não tem terapia, repetição, disposição, crença no piloto, nem no destino que dê jeito. vou tentar o remedinho, da próxima vez! hehehehe!

    ResponderExcluir
  2. Tiba, até Chico Xavier tinha medo de avião, fica tranquilo.

    ResponderExcluir
  3. Hahaha...é verdade. Só não sei se isso é bom ou ruim.

    ResponderExcluir
  4. Só tenho um pouquinho de medo durante o pouso, de resto gosto de ficar olhando todo o azul, as serrinhas nubladas, as curvas dos rios, a luzes das cidades, as maquetes de casinhas, a geometria das plantações, as nuvens-algodão. Bem bonito.

    ResponderExcluir
  5. Medo de avião? Eu to mais pro incômodo. Medo mesmo eu tenho é dos sinais no Recife, bem aqui no chão.

    ResponderExcluir
  6. Eu pensava a mesma coisa com relação às aeromoças. Se eu visse cara de espanto eu teria certeza de que estava morrendo. Mas nunca vi... Pode ser que seja da profissão né? Bom, pelo menos estou aqui viva, e continuo me assustando toda vez que viajo e o danado chacoalha... paciência! rs

    ResponderExcluir
  7. Largem a necessidade de controle, curtam, relaxem, se permitam voar...

    ResponderExcluir
  8. Cara,nunca tive medo...Viajo muito tbm e sempre que ele vai decolar me pergunto: Se eu morrer hoje, morro feliz? E a resposta é sempre sim... Claro que tenho mil planos e coisas pra concretizar, mas o simples fato de saber que a vida esta valendo a pena, me conforta de alguma forma... Boa sorte com os remedinhos... Essa é uma tecnica boa tbm!!! :)

    ResponderExcluir
  9. Olhando o caso por outro ângulo...o medo de avião pode servir para iniciar um romance( vide a música de Belchior) ou até mesmo uma grande amizade.

    ResponderExcluir
  10. Assista esse anime coreano, acho que vai ajudar rsrs
    http://www.youtube.com/watch?v=2ZDIEL-wUWQ
    Também morria de medo, depois que eu vi isso, parei de vez hahahahaaha

    ResponderExcluir