quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Fase ruim

Feriado passado fiz uma viagem para Barra do Cunhaú, uma linda praia no Rio Grande do Norte. Bem, mas não é sobre isso que quero falar.

No caminho parei em um posto para abastecer e comprar água. Quando já estava de saída uma senhora se aproxima de mim discretamente e me vem com essa:

- Boa tarde, será que o senhor poderia me dar uma ajuda? É que estou doente. Estou passando por uma fase ruim.

Parei. Talvez nem todos percebam a grandeza do que essa senhora me falava. Ela estava passando por "uma fase ruim": não seria uma mendiga para sempre, não estava impregnada naquele papel, não era pior do que eu, nem melhor, estava em uma fase assim como eu poderei estar no futuro, ou os outros, era uma pessoa em túnel onde para frente poderia sim existir luz, verde e paz.

Fiquei emocionado naquele instante. Foi um olhar zen, um olhar de quem pretende remar a favor da correnteza.

No pico de uma crise, cheio de problemas, um aluno não podia ouvir ensinamento melhor do seu mestre: "pois é meu filho, você está passando por uma fase ruim. É só isso".

5 comentários:

  1. Tibério, velho, vc tem uma alma de artista... e eu admiro pessoas assim... talvez, por eu ñ ter a mesma sensibilidade... Mag...

    ResponderExcluir
  2. Bacana o que vc escreveu, viu Tibério.. sou terapeuta ocupacional, e , na maioria das vezes lido com essas pessoas que por um momento estão nessa tal de fase ruim na vida, que pode ser por muitas razões...
    E, o mais bacana do meu trabalho, é que consigo auxiliar as pessoas a refletirem sobre isso e pensar em como sair desse momento..
    Parabéns mais uma vez pelo blog..!

    ResponderExcluir
  3. No livro Quase Crônico, de Miró tem um poema assim:"A questão não é ter luz no final do túnel
    A questão é não entrar no túnel".
    Até compreendo que nos colocamos em túneis, mas aliei as palavras do nobre Poeta as de outro, Antonio Machado.
    "Caminhante não há caminho,
    O caminho é feito ao andar.
    Ao andar se faz o caminho"
    o túnel pode se tornar um caminho se andarmos por ele, é apenas uma passagem.
    A Sáida é por meio de nós.
    Luz para caminharmos por nossos túneis

    ResponderExcluir
  4. Chico Xavier sempre lembrava a frase " Tudo passa".Se a fase é boa, aproveite-a ao máximo, curtindo cada segundo dela porque ela passa e se a fase é ruim, tenha paciência e arrume um jeito de aprender com ela, porque ela também passa.
    beijos querido!

    ResponderExcluir