quarta-feira, 6 de abril de 2011

Não conta a ninguém

Uma das coisas importantes que descobri com alguns anos de terapia é o quanto um segredo pode destruir uma pessoa.

Os segredos necessitam de cuidados, fortalezas, pactos, grossas paredes, atenção, desconfiança, cadeados, mentiras, negação, pré-conceitos, antecipação, discriminação, sistemática, complexas matemáticas, caixas, caixotes, caixões, músculos, tensão, rigidez, arbitrariedade, promessas, suicídios.

Uma vez, em uma discussão, ouvi de uma pessoa, que vim descobrir depois estar cheia de segredos, orgulhosa de si esbravejar:

- Eu sou um muro, um muro!

O que eu hoje acredito é que não vale de nada ser um muro. É amplamente desnecessário e só aprisiona nós mesmos.

Frequento um grupo terapêutico chamado "Constelação familiar" e toda vez que convido alguém para ir comigo a primeira coisa que as pessoas comentam com receio é sobre falar de seus problemas e todos ouvirem:

- É um dos princípios básicos, eu digo, liberte-se.

Quem não defende segredos, não se defende. Não precisa de armas, nem criar conceitos prévios de ninguém, nem julgar, nem falar alto demais.

Quem não protege segredos pode abraçar a vontade.

4 comentários:

  1. Que lindo moço, escreve e se expressa amplamente!

    ResponderExcluir
  2. É verdade... psicóloga sou suspeita a falar. Mas as pessoas no geral tem medo de se expor, estão presas como diria um amigo "do lado de fora de um abraço". Palavras significativas!
    Larissa

    ResponderExcluir
  3. Os segredos existem exatamente pelo medo de expor as fraquezas... Mas nem sempre está em "desvantagem" quem as expõe. Quando permitimos ao outro conhecer algo em nós que nos esforçamos pra esconder, é aí que nos mostramos fortes, simplesmente pelo fato de que para isso é preciso a maior das coragens!
    Estou gostando muito de seus "escritos" Tibério!
    bjs!
    Diana M. Ximenes

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Tibério!

    Sempre textos leves, claros e interessantes de ler. Obrigado por se manter relevante neste mar de irrelevâncias. Dá até pra ter idéia do cara gente fina que você provavelmente é.
    Quanto aos segredos, concordo que não seja bom mantê-los (a não ser que não sejam seus, claro). O que eu sei é que se a pessoa acha bom guardar, ela não faz ideia do quanto é melhor se libertar, para ela própria e para as pessoas ao redor.
    Nada melhor do que ser uma pessoa autêntica e lidar com pessoas autênticas, né não?

    Um forte abraço e, quando puder, dê um pulo no meu blog e diga o que acha.

    Gabriel.

    ResponderExcluir