segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Quando algo maior fala conosco

Sexta feira fui na casa de um amigo nas Graças, em Recife. Quando ia tocar o interfone um mendigo me abordou.

Gentil, começou a falar de forma delicada, lenta: "não estou pedindo dinheiro, de forma alguma", repetiu.

Vivemos em um mundo de jogos, de artimanhas, de maneirismos e métodos de vitória. Infelizmente isso é verdade e acontece o tempo inteiro. E por vezes, costumo sair de certas abordagens pela tangente, como uma forma de proteção.

Mas não foi o caso.

Algo ali me pareceu precioso, sincero.

Parei, me virei completamente para o mendigo, olhei nos seus olhos e disse: pode falar.

E comecei a ouvir. Ele falou rapidamente de sua história (mas sem muita melancolia) e de sua situação, explicou o que me precisava e teve um ouvinte atento.

Ele não queria dinheiro, é fato. Mas ele precisava de dinheiro, e era óbvio. Dei tudo o que tinha carteira. E a princípio ele não gostou.

- E o que eu vou fazer por você em troca dessa ajuda em dinheiro?, questionou incomodado.

- O senhor vai permitir que o universo me devolva de outra forma.

- Está certo, está certo, disse tranquilo.

Conversamos um bom tempo e fiquei admirado com o olhar, a lucidez e a gentileza do senhor que já devia passar dos seus 60 anos.

Dei uma camiseta do Bandarra, meu disco solo, e exaltei que o estava presenteando porque ele era uma ótima propaganda, um homem de energia boa. E por fim, ouvi lições preciosas, como se ouvisse direto dos céus, das pedras e do chão saindo da boca daquela figura que ninguém espera muita coisa:

- Carro passa meu filho, ele disse, dinheiro passa, banda passa. Mas mantenha-se na humildade, deixe que seus olhos falem por você. Porque você pode perder tudo e não terá importância, mas não perca sua humildade.

Ouvi com todo respeito que coube em mim e saí emocionado daquele encontro, certo que conversei com algo maior.

14 comentários:

  1. Putz! Tô emocionado! Belo encontro!

    ResponderExcluir
  2. Pode ter certeza que veio de Deus... o diabo nunca te diria algo assim. Ele é o pai da vaidade.

    ResponderExcluir
  3. Deus, O Cosmo, usa as pessoas para falar conosco!

    ResponderExcluir
  4. Não costumo distinguir as pessoas por cor, credo, se é advogado ou mendigo... oq a gte tem q fazer é estar atento às pessoas... elas tem mto a nos oferecer, e de graça... e falo de coisas boas msm!!! Entendo q ser mendigo já te deixa à margem de qq possibilidade de abordagem... e poucas pessoas fazem q vc fez, caro poeta!!!

    ResponderExcluir
  5. humildade e coração aberto ponto.
    obrigada por compartilhar.
    compartilharei tb!
    =)

    ResponderExcluir
  6. ô rapaz bonito danado!
    tô esperando o rec
    :*

    ResponderExcluir
  7. tiberinho
    reapareça nas graças
    tô poraqui :*

    ResponderExcluir
  8. "- Carro passa meu filho, ele disse, dinheiro passa, banda passa. Mas mantenha-se na humildade, deixe que seus olhos falem por você. Porque você pode perder tudo e não terá importância, mas não perca sua humildade."

    que lindo, seria bom que muita gente escutasse isso da mesma forma que você fez, dando a devida importância as palavras.

    e que bom saber que bate um coração bom dentro de você (:

    ResponderExcluir
  9. Curioso que, quando estava calouro da Faculdade de Direito, fui interpelado por um irmão de rua que me disse mais ou menos as mesmas coisas. Disse-me para eu não me preocupar em ser presidente do Brasil ou algo do tipo, mas um bom pai pros meus filhos, avô pros meus netos, marido para minha esposa... Também foi um diálogo muito especial que volta e meia me volta à lembrança. Ao final ele falou "dizem por aí que quem fala é de prata, mas que quem ouve é de ouro. Pode ir, meu filho, que você já foi abençoado". Saí com a emoção na garganta e lágrima nos olhos. Isso era num parque bem próximo a Faculdade e nunca mais o vi por lá...

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  10. Aqui em São Paulo temos o agora famoso Seu Raimundo, morava na avenida Pedroso de Morais ha 18 anos e não aceitava dinheiro, passava os dias escrevendo poesias e dava de presente a quem parava ou passava por lá... parei algumas vezes convbersar com ele e sai de lá encantada!
    Não fui a unica, e por ser tão encantador criam um perfil no facebook para divulgar o "trabalho" dele e graças a esse perfil Seu Raimundo conseguiu reencontar sua familia e hj graças a deus já não mora mais na rua.

    Segue o perfil caso vc se interesse em conhecer mais um pouco desse senhor q me deixo sempre mto emocionada.

    https://www.facebook.com/ocondicionado

    ResponderExcluir
  11. ouvindo http://www.youtube.com/watch?v=hE3u1ynEk8g&feature=related e lendo seu texto. e com as minhas histórias pessoais.. nao tem como nao se emocionar. choro de mansinho... texto e emoção..ok. a vida é assim..." deixe que seus olhos falem por você. " ele pregou sua própria lição desde o começo... Esses "anônimos" somos nós...

    ResponderExcluir
  12. Caramba, que lição. Esse texto falou muito comigo.

    ResponderExcluir