quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Necessidade e desejo

Estava lendo um livro e me deparei com a descrição da diferença entre necessidade e desejo. Fiquei um tempo pensando sobre isso, e resolvi escrever um post.

Acredito que a confusão desses termos no coração pode causar uma constante angústia e uma inquietação e insatisfação desproporcional com a realidade.

Acho que devemos ter claro o que nos é "necessidade" para não acabar exigindo da vida uma série de "desejos" e passarmos a ter um patamar de felicidade distante ou rápido demais para ser degustado e vivido.

O consumismo tem em sua essência essa confusão e a nossa sociedade engole essa teoria com cada vez mais força. É incrível como a nossa "necessidade" aumenta cada vez mais e de tempo em tempo mais coisas adentram nessa área que deveria conter o básico para sermos plenos, e não uma série de contingentes indispensáveis.

Não sou definitivamente contra o consumo, até gosto bastante. Só acho que tornar o consumo uma necessidade é falir a essência de um montão de gente. Também não acho que essa confluência dos termos se deve ao consumismo somente, já exportamos essa idéia para diversas outras áreas do coração.

Faça uma análise. Pense sobre o que você estipula (para você) como necessidade e análise com cuidado se entre elas não estão desejos supervalorizados.

Alcançar a plenitude é algo que deveria depender de poucos pontos externos e mais da gente. Nos finais dos shows que faço eu costumo desejar "luz, leveza e poesia". Junte saúde a isso e o resto é só desejo.

Pronto, podemos ser felizes.

8 comentários:

  1. sobre necessidade e desejo, isso faz uma confusão tão grande, na cabeça de alguns.
    chamemos por hora de valores, e diriamos que por vezes eles estão invertidos.
    se julga necessario o que é apenas desejo.
    o consumismo, como tu falou exemplifica bem.
    é.
    tudo por vezes tão pesado.
    -

    te parafraseando: luz, leveza, poesia e saúde, para vocês.
    vez ou outra passo aqui.
    até.

    ResponderExcluir
  2. Nesses dias de caos o confusão intensa, é bom chegar assim n'um cantinho e ver que ainda existem pessoas desejando 'leveza' e 'poesia'...

    =*

    ResponderExcluir
  3. Na verdade a formula, pelo menos p/ mim eh: luz + leveza + poesia = saúde.

    Acho que a necessidade de desejar, ter um alvo de desejo pode sim gerar um cancer ainda que seja na alma oq na verdade jah eh muito perigoso!

    ResponderExcluir
  4. Concordo contigo Tiba, essa avaliação deve realmente ser feita sempre, no dia-a-dia. É legal pq essa reflexão tb nos ajuda a nos conhecer um pouquinho mais.
    Mas aqui pra nós, to numa fase tã grande de desejos!! E de vez em quando sair por ai, se empanturrando de desejos, é uma delícia!!
    Abraços para todos!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Isso, não sou definitivamente contra os desejos. Pelo contrário, totalmente a favor deles. O empecilho que vejo, somente, é a confusão entre os dois. Mas um desejosinho...hum...nada mais gostoso.

    ResponderExcluir
  7. Necejos...Estamos todos embrulhados em necejos,
    O mundo não precisa de mais administradores, publicitários, marketeiros. O mundo precisa de mais poetas.

    Mara neris http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=10197900679832935335&rl=t

    ResponderExcluir
  8. Faço suas as minhas palavras tangerinE:

    "Nesses dias de caos o confusão intensa, é bom chegar assim num cantinho e ver que ainda existem pessoas desejando 'leveza' e 'poesia'..."

    Quanto à necessidade e o desejo... o desejo- perto da necessidade- já carrega em si um valor supérfluo, que foge ao essencial. Mas não significa dizer que seja algo ruim, pelo menos não na minha opinião.

    Acredito que uma ambição bem medida, que desperte bons desejos não seja uma má idéia, ao contrário, pode nos ajudar a melhorar alguma situação.

    Viajei?! Bem, acho que tudo depende do que são nossos desejos... pra saber se são bons ou ruins.

    ResponderExcluir