sábado, 30 de janeiro de 2010

Vai um vinho pra relaxar?

Durante muito tempo de minha vida me posicionei contra drogas, bebidas e outros caminhos similares. Hoje revi meus conceitos e ampliei meus horizontes.

Sem dúvida alguma acredito que tudo em excesso prejudica o corpo e a alma. O sol que nos possibilita a vida em excesso mata. Isso ficou claro para mim a algum tempo.

Como diz Sigmund Freud, no seu livro "O mal estar na civilização", as drogas funcionam como uma mola para as nossas angústias que nos tiram por um momento da posição em que estamos. O problema, ele diz, é que depois voltamos para exatamente a mesma posição. Ou seja, se o intuito não é se deslocar, nem fugir, nem fingir, e sim ter uma sensação livre, diferente, uma respiração com calma e clareza, deve ser saudável.

Tempos atrás diria que no entanto um vinho a mais nos tira da realidade e do nosso centro. Uai, hoje eu mesmo me questiono, a paixão também nos tira, sol demais também, exercícios também, o tesão também, os sonhos, então, quase que nos carregam.

No livro "Sidarta", de Herman Hesse, o protagonista está em processo de purificação e junto a outro colega se deparam com uma zona, cheia de beberrões e concubinas. O amigo comenta: Olhe isso Sidarta, esses homens se entregando aos prazeres como um caminho de fuga, tentando desesperadamente sanar suas angústias. E Sidarta responde com calma: mas meu amigo, não é a mesma coisa que estamos fazendo ao buscar se purificar?

Os prazeres fazem parte do nosso corpo e vida, assim como os amores, as paixões, os sonhos, as palavras, os pensamentos. Com eu disse no post anterior, para mim, com força, determinação e clareza, tudo a favor é saída.

Alguém quer tomar um vinho para relaxar?

8 comentários:

  1. Eu quero! Brincadeirinha.. Adorei seu blog, estou lendo vários aqui, você não sabe o quanto ele é bom pra refletir, quase uma terapia aiuhee =)
    Um Chero.

    ResponderExcluir
  2. É. A bronca é tomar carreteiro. Num tem purificação nem pro diabo aquilo.

    ResponderExcluir
  3. Aí a melhor saída Arturo é ir pra cerveja que tem a mesma função e é bem mais baratinha...

    ResponderExcluir
  4. Concordo! Foi-se o tempo em que eu achava que bastava ser livre de bebidas e drogas e estaria bom. É claro que aquilo que faz mais mal do que bem, há mesmo que se evitar. Mas se for algo que não prejudica a pessoa, a vida social, afetiva, financeira, não cria dependência, pode ser motivo de muito prazer, como beber um bom vinho, caipirinha ou mesmo cerveja gelada, para os amantes do lúpulo, malte e cevada Rs

    ResponderExcluir
  5. Ah... eu quero tomar um vinho com vc, que tal em Recife? Proxima terca feira...

    ResponderExcluir
  6. Tô gostando disso aqui... já virei até seguidor!

    Vamo combinar, uma bebidinha uma vez ou outra não tira ninguém da linha né. De vez em quando tem que relaxar, se libertar e depois a gente volta pra vidinha normal...

    Que mal tem nisso?

    ResponderExcluir
  7. boa sacada cara! adorei o post!
    e vinho sempre é bom!

    xD

    ResponderExcluir
  8. Cara indiscutivelmente o vinho é ótimo, só não caia na besteira de degustar no mesmo dia o belo tinto e o delicioso branco...... foi um fds horroroso. mil bjs Sissi

    ResponderExcluir