segunda-feira, 1 de março de 2010

Uma queda nem dói tanto

Na minha última aula de Aikido, o professor soltou essa bela frase:

- A gente precisa aprender a cair para evitar uma lesão.

Para o Aikido faz todo o sentido. E para a vida? Voltei para casa com o pensamento ocupado com a pergunta: e para a vida?

Para a vida faz mais sentido ainda. Aprender a cair é uma sabedoria. E de verdade, uma queda cuidadosa evita diversas lesões. Quantas pessoas já não presenciamos segurar com tanta força determinadas posições, mas com tanta força, que só a posição que segurava persistiu, todo o resto caiu. O orgulho muitas vezes nos sustenta de uma maneira suicida, provocando serias lesões. E não percebemos que certas coisas que ousamos defender só fazem sentido com todas as outras ao seu lado. Abaixar a cabeça muitas vezes nos salva de ter que deitar o corpo inteiro.

Quando pequeno aprendi uma lição importante em minha casa:

no prédio onde morava as garagens não eram marcadas, cada um estacionava onde bem entendesse. Um morador específico, no entanto, sempre conseguia a mesma vaga, e por anos estacionava ali. Um belo dia, minha mãe chega e encontra a vaga desocupada e lá para o carro da gente. Minutos depois atende um interfone desaforado e grosso do tal morador: venha imediatamente tirar o carro da minha vaga. Pois bem, minha mãe que não era (e não é) nada calma não tirou o carro nem por decreto federal. Ele por sua vez trancou a garagem impedindo a saída do carro. Todos os outros moradores se indignaram. O síndico tentou interver. Pessoas começaram a se reunir no pilotís tomando partido. Telefonemas. Interfones. Xingamentos. Meu irmão mais velho chamou uns amigos para tirar o carro dele no braço. E então, no meio da confusão, quando o vermelho já tomava conta de todos os rostos envolvidos, minha mãe parou na varanda, olhou para os céus, para as nuvens, respirou fundo, levantou, pegou o elevador, tocou a campainha, abaixou a cabeça e disse: perdoe-me a confusão, isso não vai se repetir. Vou tirar o carro agora mesmo.

E embora não fizesse ou conhecesse o Aikido, ela bem que poderia ter-me dito: meu filho, a gente precisa aprender a cair para evitar uma lesão.



ps- o morador também se desarmou com a atitude e pediu diversas desculpas. Passou a respeitar imensamente a minha mãe que acabou por conseguir coisa muito mais importante do que manter o orgulho e uma vaga.


4 comentários:

  1. Aconteceu isso no meu prédio quando eu tinha uns 9 anos. O "trancado" chamou o dono que falou que não ia tirar e aí deu 3 tiros no carro do trancador. Limpeza que era morar aqui. Resultado: o carro continuou lá pq o trancador não teve coragem derde. descer. E o que deu os tiros? Não aconteceu nada. Voltou pra casa e saiu mais ta AH! Não foi com ninguém da minha casa.

    ResponderExcluir
  2. Filhote, realmente me surpreende a capacidade que toda criança tem de guardar fatos e ocorrências. Naquele momento tinha que zelar por minhas crias e tinha que ser um exemplo.Aprendi muito como educadora e como mãe, sou grata pela oportunidade de crescer e ver crescer.

    ResponderExcluir
  3. Boa lição.... pura verdade, falta soh aprender a cair agora!

    ResponderExcluir