quinta-feira, 13 de maio de 2010

Demo - cracia

Democracia("demo+kratos") é um regime de governo onde o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual; sistema político cujas ações atendem aos interesses populares; governo que acata a vontade da maioria da população; etc.


Nenhum dos significados me satisfaz quando penso na democracia brasileira. Existe democracia no Brasil? Existe. Funciona? Não, não funciona.

Assim... talvez para a maioria de nós, aqui, com computadores disponíveis e acessando a internet, funcione sim. Mas para a maioria da população ou em uma disputa onde você seja bem mais "fraco" socialmente, a democracia não funciona nem um pouco.

Hoje saiu a matéria no jornal sobre um homem que atirou em sua mulher, nos dois filhos e no cunhado. A mulher morreu, os filhos ficaram com seqüelas e o cunhado escapou. O advogado hoje disse que o filho atirou sim mas que apenas defendeu a "honra" porque ela o traía (que honra?). Detalhe: isso foi a mais de 20 anos, e até agora, pela força social, nada de justiça ou democracia.

Uso esse caso por mero exemplo, porque todos os dias temos inúmeros similares no jornal, e até eu já convivi com alguns outros (sem concordar, claro). São tantos que até acredito que já me acostumei, faz parte do sistema.

Não para por aí: as empresas "fortes" abusam dos direitos dos consumidores; os políticos abusam do poder público e da imoralidade escancarada aos quatro ventos; os patrões abusam dos empregados e por fim os empregados abusam dos patrões e dos serviços prestados. Nós, por sua vez, só reclamamos quando somos atingidos e nós aproveitamos vez por outra das regalias de um sistema cheio de falhas.

Bem, é que fiquei chocado com o jornal hoje e me deu uma vontade de desabafar.

Acredito que precisamos levantar mais as vozes e perceber esse processo. É só percebendo o seu funcionamento que conseguiremos aprimorá-lo. Enquanto acreditarmos que somos excessão e que vivemos uma linda democracia, alimentaremos esse sistema caolho.

2 comentários:

  1. Que bom você ter escrito sobre este assunto. Como nós vamos acreditar nesta tal democracia? Parece palavra usada para abafar manifestações contrárias a determinados partidos, a determinados políticos. Quando aquele sentido para democracia, que você descreve bem no começo de seu post será sentido por todos? Será que um dia vai?
    No nosso blog, discutimos um pouco a democacia nas políticas culturais. Aparece por lá: www.trupedecopas.blogspot.com

    Obrigada pelo texto,

    Viviane Bezerra.

    ResponderExcluir
  2. Dai tiramos o exemplo de Brasil real e Brasil ideal...

    ResponderExcluir