segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Democracia

Gostaria que algumas pessoas entendessem que democracia significa "vontade da maioria" e não "vontade de todos".

Ou seja, em uma democracia diversas propostas não alcançam sucesso, assim como várias opiniões são contestadas e dispensadas. Isso é democracia.

Tenho total consciência inclusive que a liberdade de opinião não é exclusiva das opiniões consideradas "boas", "corretas" ou quaisquer outras coisas. Liberdade é uma via para todos os lados: para a direita, para esquerda, para cima, para baixo e para lugar algum.

Por isso, quando vejo pessoas fazendo voz para conceitos ultrapassados e até vergonhosos na minha opinião, sinto uma ponta de orgulho por estar em um lugar que possibilita essa cena e outras "bem" melhores.

Por isso, algumas pessoas, abram sua cabeça para a nossa democracia. É assim que ela funciona, e tem funcionado muito bem.

Ah, e parabéns a Dilma: a minha, a sua... a presidente de todos (quer gostemos ou não...eu gosto).

8 comentários:

  1. É isso ai Tiba!
    Parabéns a nossa Presidenta, mulher firme, de pulso.
    Estou muito orgulhosa, não só por ser mulher, mas por ser corajosa!

    ResponderExcluir
  2. Democracia é, principalmente, um regime que assegura o direito de qualquer cidadão de ter suas demandas atendidas. Seja ele situação, oposição ou muro.

    Não gosto desta mulher. Ainda um engima para grande parte da população que, na verdade, queria votar no Padim Lula, mas como não podia, votaram em alguém que ele inventou.

    Apesar dos pesares, torço por este país. Ele é maior que tudo isso.

    ResponderExcluir
  3. Pô cara, concordo com quase tudo. O assunto é polêmico "indamais" agora mas vou aproveitar seu blog para dar uma outra opinião:

    Eu tenho ressalvas da nossa democracia, vejo ela um pouco em desvantagem já que a nossa maioria não está em igualdade de educação para poder realmente ter uma opinião baseada em civilidade,patriotismo,bom senso geral...sei lá mais o que...etc. Esquecendo-se de um princípio importante e que eu acredito ser básico (ou pelo menos é o mínimo que se espera de um ser humano) em qq lugar do mundo: O pensamento em um futuro melhor não só para o filho dele mas para o filho de todos.

    Acredito que se todos nós estivessemos nivelados com uma boa educaçao, o resultado seria diferente e não teríamos nenhum dos dois lá em cima...

    E eu não sou Serra não,nem Dilma e nem nenhum dos que estavam no primeiro turno ou possíveis candidatos tbm e nem sei tbm quem eu apoiaria...E assumo minha parte de culpa por isso tbm.

    Tá bom né, em Março tem carnaval, pelo menos até agora...(Imagina se acabassem com nosso carnaval o caos que não seria aqui? Aí eu tenho certeza absoluta que existiria um povo, uma maioria absoluta, todos unidos em prol de uma causa comum. (Ref.Musical: Comportamento Geral, Gonzaguinha http://letras.terra.com.br/gonzaguinha/330922/ )

    Inté e um abraço!!

    ResponderExcluir
  4. Olha FR, eu concordo em muitas coisas com você. Mas essa é o ideal, o perfeito. Sem dúvida precisamos evoluir, progredir, errar e aprender para enfim termos não apenas uma democracia, mas uma democracia quase perfeita. As vezes olhar demais a falha é uma forma de estagnar.
    Deixa eu contar uma história. Quando estava estudando para o vestibular tinha um grande amigo angustiado ao extremo que queria até desistir, dizia que era muito difícil que não adiantava, que era quase impossível, que eram perguntas surpresas que mal tinham nos livros e etc., etc. e etc.
    - Olha só meu amigo, eu disse, qual a menor nota que passou no teu curso o ano passado.
    - Acho que 5.
    - Então, nem eu nem tu precisamos tirar 10. Se tirarmos 5 iremos passar. Nós podemos errar um pouco. Pode se acalmar. Não tenta tirar 10, lembre-se disso.

    Ele se acalmou e passou o vestibular (eu tb).
    É mais ou menos assim que eu penso.

    ResponderExcluir
  5. Graaande post Tibério... realmente tenho dúvidas se as pessoas entendem isso claramente.
    Fiz um post um pouquiinho mais revoltado a respeito das declarações anti-nordestinas de ontem, se tiver um tempo pra dar uma olhada depois, fique a vontade!
    E opiniões são bem vindas, estou começando, sabe como é =)

    Enfim, concordo perfeitamente... "a democracia é a pior forma de governo, excluindo todas as outras". É isso, fazer o que... abraços!

    ResponderExcluir
  6. Ah, e parabéns a Dilma: a minha, a sua... a presidente de todos (quer gostemos ou não...eu gosto).

    Tb gosto :)

    ResponderExcluir
  7. Liberdade pra escolher a cor da embalagem...

    ResponderExcluir
  8. Tiberio, meu caro, dá uma olhadinha num post do TAS (CQC) sobre imposto e veja nossa democracia

    ResponderExcluir