quinta-feira, 3 de junho de 2010

Intimidade ou íntima maldade?

Vocês já perceberam o quanto as pessoas íntimas a nós acabam por receber os nossos maiores defeitos?

Nos relacionamentos afetivos por exemplo. Quando estamos paquerando ou saindo com alguém, nos controlamos, nos esforçamos para parecer o melhor possível e, de fato, ficamos o melhor possível. Somos pacientes, afetuosos, surpreendentes até. As vezes estamos chateados mas procuramos não chatear a pessoas com problemas pequenos e se esforçando para deixá-los para lá, deixamos mesmo os problemas para lá. Somos cavalheiros, abrimos as portas, pagamos as contas (isso para os homens, claro). Somos charmosos, sexy, atentos ao jogo da sedução.

E com a pessoa que agora você ama? Que está ao seu lado? Que pretende ficar ao seu lado? Não somos mais pacientes, cavalheiros, charmosos, sexy, atentos. Acabamos por descarregar neles nossas frustações, incômodos, problemas, dúvidas, chateações.

Estive observando uma pessoa próxima que namorava a um tempo. Era reclusa, estudava para concurso, sem querer sair, ciumenta, possessiva, mal humorada. Aí o namorado dela acaba por não mais suportar e... ela passa a sair constantemente, volta a ligar para as amigas, fica mais engraçada, mais simpática e com os novos parceiros, infinitamente mais interessante.

Sei que esse é um processo mais natural do que se imagina. E é um pouco natural também não conseguir ser uma "pluma" de felicidade com alguém que convive mais tempo conosco. Mas precisamos ter cuidado. O que me parece é que quando entramos na intimidade "dormimos" e perdemos a atenção com o outro.

Quando eu me vi nesse ciclo me incomodei bastante. Quando me vi descarregando coisas na minha mulher, parei, lembrei das minhas antigas "alguma coisa" (ficantes, paqueras, etc.) e pensei que não seria justo elas terem recebido presentes mais atentos do que os que destino a pessoa bem perto de mim. Puxa, fiquei muito incomodado mesmo com isso. E procurei mudar.

Hoje, tento as vezes, colocar minha mulher nesse papel vez por outra. Tento agir com ela como se estivéssemos nos paquerando, nos conhecendo. Tento preservá-la um pouco de mim e selecionar-me na melhor intenção possível para ela. Porque é para ela que quero destinar o meu melhor.

Eu não consigo sempre, isso é óbvio. Mas eu tento, bastante.

15 comentários:

  1. Poxa...Primeira vez q venho e parece q vc escreveu pra mim!!!...Meu namorado esfriou comigo,não sei pq,e acabou essa semana,depois de quase 8 meses...O irõnico é q ele é quem estava na situação q essa sua amiga estava e eu na do namorado dela...Só q eu tava muito bem resolvido em relação a ele estar estudando e com mil coisas pra fazer, eu apoiei ele e nunca abri a boca pra dizer q isso era um problema. Na verdade, eu era a pessoa com a qual ele desabafava probemmas,frustações,mágoas. Os amigos não ouvem essas coisas dele...Ele resolveu acabar por não ter se apaixonado por mim...não sei, só sei q asinceridade dele foi muito cruel pra mim...Tá doendo demais...E,sim,paquere e namore sua esposa sempre q puder...Normal ter stress e descarregar nela. Isso acontece pq ela é a pessoa q vc pode confiar na vida e q ama vc,com seus defeitos e o pacote completo..Parabéns pelo post. Não sei pq acessei seu blog,mas, valeu o desabafo. Muita coincidência...
    P.S.- sou sua fã e do Seu Chico, quando vc virão a Maceió?

    ResponderExcluir
  2. POxa ... vc me deu um conselho pra vida !!!

    ResponderExcluir
  3. Mas esse é o "mal" da convivência. Acabamos por achar que o outro tem obrigação de nos aturar, já que os aturamos. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Cara...amar dá um trabalho danado. E quanto mais gostamos, e mais queremos ficar com aquela pessoa, mais temos que entender, e administram, e até curtir o trabalho que dá. Aquele papo meio chavão do "é preciso cuidar muito" é verdade soberana. Porque a tendência humana e errática é não achar mais necessário seduzir. Só que a sedução é e sempre será fundamental.

    Legal teu texto.

    Veronica

    ResponderExcluir
  5. Pois é gente, eu gostaria de amenizar um pouco todo esse discurso social de que amar é difícil, tem que se esforçar, que dá o maior trabalho, e etc.
    Será que não podíamos pensar que difícil e trabalhoso é atrapalhar o amor e a relação como fazemos sempre?

    ResponderExcluir
  6. Realmente, no dia a dia jogamos nossos problemas, nossas frustrações e nossa raiva em cima da pessoa amada, na maioria das vezes por descuido. E fazemos de maneira errada, acabamos falando com um tom diferente de voz que magoa. Sendo que apenas queremos desabafar. É tão bom saber que pode conversar com alguem que amamos e confiamos. E fazemos isso em busca de respostas. O unico problema é a forma que o fazemos.
    Me fez parar para pensar nos meus atos, obrigada! E mais uma vez, parabéns pela postagem!

    by. Thaíís (:

    ResponderExcluir
  7. Tiba, o conselho é fantástico, mas há que se observar algo: homens são diferentes de mulheres. Sem dúvida todos que estão na fase de paquerar ficam melhores e se surpreendem até consigo mesmo, mas o homem às vezes (na maioria das vezes) aparenta ser melhor do que é na verdade. É o que eu chamo de "efeito pavão", um animal feio do caralho, mas quando está na frente da fêmea abre aquele rabo bonito.
    Concordo com vc que há que se cuidar da pessoa amada ao seu lado, mas há que se cuidar também aqueles que estão na época da paquera para não aparentar ser quem não é, porque não vai conseguir manter-se com esse rabo levantado a vida toda.

    ResponderExcluir
  8. Tanta coisa linda aqui,
    adorei!

    bjos,
    Carol Andrade

    ResponderExcluir
  9. Adorei! Concordo com sua visão. Amar não é dificil... dificil é lidar consigo e com o outro... Todos temos defeitos. O brabo é lidar com isso.

    Obs.: Vi um show do Seu Chico aqui no Rio no viradão cultural, amei! Onde posso acessar a agenda de show de vcs?

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju, olha, estamos produzindo um site. Até lá, fica conectada através do twitter - seuchicooficial, é o caminho mais fácil. Obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  11. Desculpa... num quero ser chata. Mas não sou usuária de twitter... rs não sei como funciona. Vcs tem show programada por aqui no Rio de novo? Ou já tem a agenda de Recife em Julho? Estarei em Recife em julho quero aproveitar e ver um show de vcs... =D

    ResponderExcluir
  12. Massa! :) Realmente, quem está mais próximo tende a receber, além do bom, o "ruim"! Temos que dosar para que o saldo seja positivo... até porque quase nada é apenas 100% bom, nem danete!
    PS: percebi rapidinho quem foi a inspiradora no texto!

    ResponderExcluir
  13. encontrei por acaso o blog e gostei muitoooo dos dizeres...

    ResponderExcluir