sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O sonho de ser artista

Outro dia estava lendo o jornal e me deparei com um trecho falando da saga de uma atriz que se mudou para o Rio de Janeiro com o "sonho de ser artista". Fiquei com isso na cabeça e lembre das palavras de Rainer Maria Rilke.

Porque sonhar em adquirir algo que é seu?

Acho que a mídia e toda a indústria que trabalha com arte confunde um tanto a cabeça da gente. Vamos separar uma coisa muito importante: uma coisa é ser artistas e outra coisa é ter grande respaldo público e financeiro no MERCADO que trabalha com a arte.

Ter o clamado sucesso não tem nada a ver com ser artista ou não. O sucesso é apenas símbolo de boas vendas, produtos bem arranjados, bons vendedores, boa loja, boa publicidade, apresentação pública bem direcionada ao público alvo e coisas outras mais específicas. Essa é a primazia do sucesso na indústria.

Até chega a parecer que artista é quem adquiriu dinheiro e visibilidade. Será?

Quem busca o sucesso achando que busca a arte começou a andar para trás.

Em determinado momento, Chico Buarque chega com um novo disco e o apresenta para a gravadora com uma capa artística, sem foto nem nada:
- Mas Chico, assim, sem você na capa, não vai vender nada.
- Olha, deixa eu te explicar uma coisa. Eu sei fazer discos. O seu trabalho é vendê-los. Então venda, isso não tem nada a ver comigo.

Picasso quando novo (muito novo) começou a pintar quadros clássico religiosos e ocupou um lugar de destaque na pequena cidade onde morava. De repente parou tudo e iniciou nova perspectiva artística. Alcançou respaldo em várias fases, mas sempre mudava e iniciava nova busca. Chegou a inventar o Cubismo que o consagrou publicamente no mundo inteiro. De repente parou tudo e iniciou uma nova perspectiva artística. Fez isso uma dezena de vezes, porque seu vínculo sempre foi com a arte e nunca com o mercado. Picasso não escolhia as cores pelo preço da tinta.

Para Rilke fazer arte é uma questão interna, própria, de necessidade: "pergunte a si mesmo se morreria se lhe fosse proibido produzir arte. Se a resposta for sim, se você acha que morreria, então direcione toda sua vida a partir dessa necessidade".

Não digo isso desmerecendo o mercado, de forma alguma. Mas é esclarecedor pensar que o mercado vem depois da arte e nunca antes. O mercado não produz, não realiza obras, ele apenas as comercializa.

Então que sonhem em obter espaço no mercado das artes, que sonhem em ter suas obras publicadas, que sonhem em ter suas atuações assistidas, suas músicas tocadas, seus quadros expostos.

Mas não sonhem em se tornar artistas, assumam-se somente. Ou não.

Copiado na internet, endereço aqui

7 comentários:

  1. Stanislavski, famoso diretor de teatro, dizia:
    "Antes ame a arte em você, do que você na arte"

    ResponderExcluir
  2. Menina, que lindo. Era isso o que eu queria dizer.

    ResponderExcluir
  3. Ainda, às vezes, penso que um artista que se comprometa deveras com o mercado deixa de ser artista pra se tornar promotor do sucesso do que um dia foi sua arte. Picasso mesmo disse que a tragédia de ser famoso é que se tem de devotar tanto tempo a 'ser famoso'.

    ResponderExcluir
  4. Eu acho vc estranho... mas concordo com td oq vc escreceu... Mag

    ResponderExcluir
  5. Tenho a impressão que somos todos artistas,estamos sempre reinventando nossa ilusão. Mas ainda não somos generosos o suficiente para acolher isso em nós e reduzimos a Arte á sucesso em vendas

    ResponderExcluir
  6. Tibério, comprei o CD da Mula Manca..., foi mto dificil encontrar, mas valeu a pena... mto bom... Vcs tem mais Cds lançados com essa Banda, a q eu tenho é "Amor & Pastel"... e agora to esperando Seu chico, q tbm ñ vai ser nada fácil de encontrar... Mag...

    ResponderExcluir