segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Uma pequena história para começar a semana

Como eu gosto de fazer no começo da semana, segue um texto para nos alimentar as sensações.

Boa semana a todos:


AFASTANDO OS FANTASMAS

Durante anos, Hitoshi tentou – inutilmente – despertar o amor daquela que acreditava ser a mulher de sua vida. Mas o destino é irônico: no mesmo dia que ela finalmente o aceitou como futuro marido, também descobriu que estava com uma doença incurável, e não deveria viver por muito tempo.
Seis meses depois, já a beira da morte, ela pediu:

- Você vai me prometer uma coisa: jamais se apaixonará de novo. Se fizer isso, voltarei todas as noites para assombra-lo.

E fechou os olhos para sempre. Durante muitos meses, Hitoshi evitou aproximar-se de outras mulheres, mas o destino continuou irônico, e ele descobriu um novo amor. Quando preparava para casar-se, o fantasma da ex-amada cumpriu sua promessa, e apareceu.

- Você está me traindo – disse.

- Durante anos eu lhe entreguei o meu coração, e você não me correspondia – respondeu Hitoshi. – Não acha que mereço uma segunda chance de ser feliz?

Mas o fantasma da ex-amada não quis saber de desculpas e, todas as noites, vinha assusta-lo. Contava em detalhes o que tinha acontecido durante o dia, que palavras de amor ele dissera a sua noiva, quantos beijos e abraços haviam trocado.



Hitoshi já não podia mais dormir, e foi procurar o mestre zen Bashô.

- É um fantasma muito esperto – disse Bashô.

- Ela sabe tudo, nos menores detalhes! E já está levando o meu noivado ao fim, porque não consigo dormir, e, nos momentos de intimidade com minha amada, fico constrangido.

- Vamos afastar este fantasma – garantiu Bashô.

Naquela noite, quando o fantasma retornou, Hitoshi interrompeu-o antes que dissesse a primeira frase.

- Você é um fantasma tão sábio, que vamos fazer um trato. Como você me vigia todo tempo, vou perguntar algo que fiz hoje; se acertar, eu largo minha noiva e nunca mais terei mulher alguma. Se errar, você promete não tornar a aparecer, sob pena de ser condenada pelos deuses a vagar para sempre na escuridão.

- De acordo – respondeu o fantasma, confiante.

- Esta tarde, eu estava na mercearia, e, em determinado momento, peguei um punhado de grãos de trigo de dentro de um saco.

- Eu vi - disse o fantasma.

- A pergunta é a seguinte: quantos grãos de trigo eu segurei?

O fantasma, na mesma hora, entendeu que não conseguiria jamais responder à pergunta. Para evitar ser perseguido pelos deuses na escuridão eterna, resolveu desaparecer para sempre.



Dois dias depois, Hitoshi foi até a casa do mestre zen.

- Vim agradece-lo.

- Aproveite para aprender as lições que fazem parte desta sua experiência – respondeu Bashô.

“Em primeiro lugar, aquele espírito voltava sempre porque você tinha medo. Se quiser afastar uma maldição, não lhe dê nenhuma importância.

“ Segundo: o fantasma tirava proveito de sua sensação de culpa: quando nos sentimos culpados, sempre desejamos – inconscientemente – o castigo.

“ E finalmente: ninguém que realmente o amasse iria obriga-lo a fazer este tipo de promessa. Se você quer entender o amor, aprenda a liberdade.”

7 comentários:

  1. Ensinamentos válidos!
    Caí aqui pq fui ao Comitê, no sábado, e tive o prazer de ver a banda tocando. Por amar Chico e suas músicas, não gosto de ouvir outras pessoas interpretando suas canções. Mas fui sem “pré conceitos” e curti. Mto! Todos vcs tocam/cantam com a alma.
    Parabéns a banda e sucesso =)
    Beijo, Mel.

    ResponderExcluir
  2. As vezes só uma boa metáfora para abrir nossos olhos às cenas cotidianas.

    Erra quem pensa que amor é ter a pessoa. No amor, o que se menos tem é a pessoa, afinal, carne morre, sentimento fica.

    Amar é deixar ir. Com a esperança de que se voltar, seja sempre pleno.

    Linda a sua sensibilidade. Conserve-a!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo comentário. Obrigado Roberta.
    Mel, que bom que você gostou do show, ele é bem verdadeiro. Mas parabéns mesmo é por se despir de conceitos fechados e se abrir para a novidade. Até o próximo hein?

    ResponderExcluir
  4. Si si, no auge dos meus 27 anos, a vida tem me ensinado a deixar de lado esses julgamentos infundados e infantis =)
    Pode deixar! É só a banda passar por Sampa que estarei na lateral do palco (na frente tem mta gente!), sentindo as músicas do meu Chico, interpretadas lindamente por todos vcs.
    Beijo e boa semana, Mel.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, querido. Minhas palavras são honestas e de coração.
    Mel, também pela primeira vez vi o trabalho do Seu Chico, sábado no Comitê. A surpresa não poderia ser mais grata. Boa música com expressão de gente jovem que sabe interpretar lindamente o que, se você me permite, "nosso" Chico canta. Idade é estado de espírito, pois como disse, corpo morre e sentimento não. Fico Shows como aquele nos motivam a sempre a nos despirmos de preconceito.
    Fui, inclusive, antes do show falar com vocês e, gentilmente, me ouviram e até me disseram um simpático "Espero que você goste". Gostei. E muito. Parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Tá bom, Roberta. “Nosso” Chico, haha.

    Só por gostar dele e ter se surpreendido (positivamente) com show dos meninos, vc deve ser uma pessoa legal.

    Logo, divido “meu” Chico com vc =)

    Mel

    ResponderExcluir