segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

O fascínio do problema

Aqui vai mais um texto para começarmos a semana intrigados. Boa semana a todos:


O fascínio do problema

O Grande Mestre e o Guardião dividiam a administração de um mosteiro zen. Certo dia, o Guardião morreu e foi preciso substituí-lo.

O Grande Mestre reuniu todos os discípulos para escolher quem teria a honra de trabalhar diretamente ao seu lado.
- Vou apresentar um problema – disse o Grande Mestre. – E aquele que o resolver primeiro, será o novo Guardião do templo.

Terminado o seu curtíssimo discurso, colocou um banquinho no centro da sala. Em cima estava um vaso de porcelana caríssimo, com uma rosa vermelha a enfeitá-lo.

- Eis o problema – disse o Grande Mestre.

Os discípulos contemplavam, perplexos, o que viam: os desenhos sofisticados e raros da porcelana, a frescura e a elegância da flor. O que representava aquilo? O que fazer? Qual seria o enigma?

Depois de alguns minutos, um dos discípulos levantou-se, olhou o mestre e os alunos a sua volta. Depois, caminhou resolutamente até o vaso, e atirou-o no chão, destruíndo-o.

- Você é o novo Guardião – disse o Grande Mestre para o aluno.

Assim que ele voltou ao seu lugar, explicou:

- Eu fui bem claro: disse que vocês estavam diante de um problema. Não importa quão belo e fascinante seja, um problema tem que ser eliminado.

“Um problema é um problema; pode ser um vaso de porcelana muito raro, um lindo amor que já não faz mais sentido, um caminho que precisa ser abandonado - mas que insistimos em percorre-lo porque nos traz conforto.

“Só existe uma maneira de lidar com um problema: atacando-o de frente. Nessas horas, não se pode ter piedade,

10 comentários:

  1. Bom dia e uma ótima semana para vc tb!!! Lendo tal texto, o q me veio a mente foi q muitas vezes nós nos deixamos levar pelo q vemos e nos esquecemos de ouvir, naquele momento apenas um ouvia? Claramente nos dias de hj muitos nos deixamos levar pelo belo e acabamos alimentando o problema.Um bj Sissi

    ResponderExcluir
  2. Eu jamais seria o guardião...

    Pois não consegui ver problema algum num belo vaso com uma rosa vermelha em cima de um banquinho.

    Talvez as pessoas vejam problema onde não tem.

    ResponderExcluir
  3. Pra você ver como cada um vê uma coisa.

    ResponderExcluir
  4. É preciso coragem para enfrentá-los, seja um furacão ou belo vaso de flor.

    ResponderExcluir
  5. O golpe foi certeiro, a lição não poderia ser mais contundente, Gostei demais, me passou a energia que necessito para tomar algumas atitudes, que as vezes deixamos de tomar "pelo medo de ter medo", te devo mais essa Tibério!
    bjus..
    P.s.: só uma curiosidade nada de lançamento aqui no Recife do CD e do DVD? o CD tá extra o DVD COMPREI NA CULTURA no dia seguinte ao lançamento mais ainda não chegou. e ai qd teremos esse show???

    ResponderExcluir
  6. Rapaz, estamos articulando isso. Mas iremos lançar primeiro em Sampa e Rio e depois por aqui. Isso porque Recife anda mais trabalhoso do outros lugares, por incrível que pareça. Mas acho que agora em Janeiro vai acontecer.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Tib!! Vc já tem data e local para o lançamento no Rio?? Esse eu não vou perder por nada.Bjs mil Sissi

    ResponderExcluir
  8. O golpe foi certeiro em mim também. Ainda não tenho coragem de atacar um belo vaso de flor, mesmo me fazendo infeliz...
    Mas obrigada pelo texto.

    ResponderExcluir
  9. porra!!! muito bom, meu velho!
    tenho que adicionar isso à minha vida!

    ResponderExcluir
  10. Uma exelente partinlha!
    luz pra tu...

    ResponderExcluir