quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Confiança

Existe um sentimento latente brasileiro que me incomoda demais: a desconfiança.

No Brasil, até que se prove o contrário todos estão fazendo algo errado.

O policial abusa do poder e é corrupto, o político é ladrão, o juiz filho da puta, o pobre aproveitador, o rico egoísta, o artista é estrela, o anônimo invejoso, o governador é safado, a presidente é falsa, o chefe é cego, o empregado preguiçoso, o modelo é burro, o fazendeiro é doido, a empresa é escrota, o jovem é inconsequente, o idoso é demodê, o maestro é arrogante, o técnico é acomodado, e ninguém...ninguém...escapa.

Penso que um funcionamento assim é, na verdade, uma auto flagelação, um suicídio coletivo.

Não trabalhamos com o princípio do bom senso no nosso país. Ao analisar um fato quase nunca levamos em consideração que as pessoas envolvidas tentaram fazer o melhor possível com boas intenções.

Sei que temos inúmeros exemplos para justificar nossas acusações. Mas puxa...cansa isso, não?

3 comentários:

  1. Adorei o texto, realmente é bem conplicada essa relação com a confiança, parece que crescemos ensinados, "adestrados" a desconfiar sempre, também acho que isso cansa sim, não dá para generalizar nada, nem ninguém, cada um é cada um, cada qual é cada qual!

    ResponderExcluir
  2. E o presidente da CBF é o que?

    E de boas intenções, tu sabe onde tá cheio né?! Hehehehe.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Sabe q até concordo com vc!!!O q me cansa é o senso comum. A crítica aos fatos... Sabe aquela expressão popular 'dar nomes aos bois'? Pois bem, pra mim oq falta é isso. Mas eu acho, sem generalizar, óbvio, q uma grd parcela da sociedade se esquiva de pensar as situações sociais e para simplificar td, acaba 'colocando todo mundo no msm saco'... percebo isso qdo estou em sala de aula tentando criar um debate com a molecada... e vejo isso na maioria das salas, mas ainda assim, tentando várias vezes, até q eles tentam refletir as situações expostas... porém, - "a gte tem td pronto e rápido, pra que pensar se nada vai mudar msm!" - ... foi oq ouvi de um aluno de ensino médio noturno EJA...

    ResponderExcluir