quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Sobre composição

Atualmente estou escrevendo uma letra para música de China. Escrever letras para músicas pré-concebidas virou minha especialidade, meu toc e hobby.

Engraçado a forma que passei a compor de uns anos para cá. Eu que era bastante ansioso virei um artista lento, paciente, disciplinado. Vixe!

Vou tentar de alguma forma traçar meu funcionamento ao compor uma letra. Tentarei fazer em mais de um post, valorizando cada passo do trabalho. Espero que sirva ou inspire alguém.


Passo primeiro:

Primeiro eu passo um tempo escutando a melodia, os acordes. É necessário se familiarizar com a canção. A canção já existe e eu preciso me tornar íntimo dela, bastante.

Fico ouvindo até que um sentimento transpareça: raiva, saudade, inveja, compaixão, culpa, medo, tesão, susto, falta, vontade, coragem.

Esse é o momento que considero mais importante e mais difícil ao escrever uma letra: escavar o sentimento que já está ali. Não adianta "querer" encontrá-lo, não existe tempo.

Sei de diversos compositores que levaram anos para compor uma letra, anos. Isso porque ainda não tinham encontrado o sentimento escondido por ali, e nesse instante não adianta ir em frente. Essa é a fundação da canção, é o que sustenta e ilumina tudo o que virá a seguir.

Não entrar em harmonia com a música nessa etapa vai apagar tudo o que for feito adiante.

É preciso paciência. Ouvir, testar, ouvir de novo. Pense em raiva e ouça a música. Em saudade e ouça. Em vergonha e ouça. Em paixão e ouça. Em desistência e ouça. E siga escutando.

Lembre-se: não estamos construindo uma história ainda, é apenas um sentimento, uma sensação. A história virá a seguir.

E como saber que o sentimento foi descoberto? Quando você achar perfeito e não tiver dúvida alguma sobre ele. Quando qualquer outro sentimento parecer equivocado, quando só o sentimento escolhido encaixar, seus olhos brilharem e como quem acerta na loteria um suspiro quase instintivo brotar de você: isso!

Então, é hora de partir para a segunda etapa. Em breve escrevo sobre ela.

Um comentário:

  1. Interessante ler sobre este tema, essa semana mesmo um amigo me veio com uma melodia ainda em composição e pediu para que eu fizesse uma letra pra ela. (:
    Boa composição pra você!

    ah, e adoro o China!
    Raíza H.

    ResponderExcluir