quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A poesia sem versos

Conversando com uma simpática repórter de Brasilia agora a pouco falava sobre a minha visão de poesia, uma poesia sem versos.

Sinto falta, na arte que ronda nossas rádios, jornais e etc., da poesia. Mas quando falo da poesia, não me refiro a poesia engessada, aos poemas decassílabos, ou a qualquer poema entendido como tal. Me refiro ao olhar poético.

Tocar um violão rápido, um piano com precisão, fazer caretas, rebolar, ir até embaixo, fazer barulho, rimas interessantes, improvisar com rapidez, usar roupas coloridas, estar na moda, usar preto e gritar rouco, estar fora da moda, produzir um timbre bonito, alcançar notas agudas, produzir um timbre feio, ter presença de palco e todas outras coisas do tipo são "habilidades".

Habilidades como fazer conta rápido, indicar um defeito só de ouvir o barulho do motor, saber explicar bem um assunto para uma sala repleta de alunos, consertar máquinas, demolir edifícios, consertar o corpo humano, indicar remédios, analisar pesquisas, produzir uma peça publicitária, criar outra, escrever uma matéria, construir um prédio, fazer um site...

...habilidades, algumas admiráveis, mas habilidades.

O artista do nosso imaginário, o sujeito que "veio a passeio" (como diz o dito popular), esse não se sustenta na habilidade. O artista é a poesia.

O artista vê poesia, pega em poesia e molda poesia. O artista joga poesia para cima e para baixo, se veste dela, passa adiante.

O artista talha a poesia na madeira, nas cordas do violão, no canto, no piano, em quadros, em rostos, em gestos, em silêncio.

É tolo pensar que o artista toca piano ou violão ou bateria ou canta ou interpreta. Nada disso.

A única coisa que o artista faz bem é ouvir ver e sentir poesia. Esse é o seu dom. O resto são bonitas habilidades.

11 comentários:

  1. Oq vc escreveu sobre o artista me remeteu ao q Platão colocou como mundo das coisas sensíveis, ligadas as idéias, e o mundo das coisas visíveis, ligada a matéria... Na vdd, eu sempre o achei meio insano... mas enfim... confesso q ñ entendo o 'ser artista', eu sou do campo das habilidades... e nem tenho tantas assim... já vi alguns dizerem q fazer música é a coisa mais fácil do mundo, é só dar o tema... mas ñ creio q seja somente isso... eu as vezes escrevo alguns poemas, mas ñ me considero uma arista, eu tbm canto, e nem assim... já participei de oficinas de clowns, adoro essa arte... mas tbm ñ... aí eu fiquei curiosa pra saber de vc, vc se considera um artista?

    ResponderExcluir
  2. Diz Rainer Maria Rilke:

    "Investigue o motivo que o manda escrever (produzir algo artístico). Examine se estende suas raízes pelos recantos mais profundos da sua alma. Confesse a si mesmo: morreria se lhe tirassem isso?
    Se sua resposta for sim, então construa sua vida de acordo com essa necessidade. Sua vida, até em sua hora mais indiferente, deverá tornar-se o sinal e o testemunho de tal pressão".

    Sim, hoje, me considero artista.

    ResponderExcluir
  3. Mas acredito, Mag, que, de fato, essa é uma resposta individual. Não só individual conosco para nós mesmo e sobre nós mesmo. Mas também é uma leitura individual.
    Alguém pode não me considerar artista e não ver a poesia em mim. Alguém pode ver a poesia em mim. Essa é uma decisão que cabe a quem recebe.

    ResponderExcluir
  4. Sobre a citação de Rilke... vc me deixou sem palavras... eu não sei...

    ResponderExcluir
  5. E quem pode dizer o que é arte? Eu não sei defini-la exatamente, mas sei muito bem o que sinto quando me deparo com a bendita.
    E não mais que de repente se torna fácil perder o fôlego, brotar lágrimas nos olhos, abrir a boca e não mais fechar, sentir a ilusão do coração parando, ir além da imaginação com a mente divagando...
    Artista é alguém que, com seu talento natural, consegue me fazer sentir isso tudo em um simples contato com seu trabalho. É realmente admirável o dom de produzir arte.

    Sim Tibério, você é um artista.

    ResponderExcluir
  6. Um movimento legal nesse assunto é inverter a pergunta: "Quem sabe dizer o que não é arte"? Fica bem mais fácil.

    ResponderExcluir
  7. Sei não, acho ainda mais difícil responder o que NÃO é arte, é um conceito que sofre alterações de acordo com o contexto e como vemos essa "régua" costuma errar frequentemente.
    Enfim, mas quanto ao "ser artista" para mim não tem como explicar, mas às vezes olho pra alguém e tenho certeza que é um artista sem precisar ver tocar/cantar/escrever/desenhar/etc. O verdadeiro artista a gente reconhece, é esquisito.
    E concordo com a Rebeca, você é um artista. Sério, quando te vi pela primeira vez no palco nem sabia seu nome e tava meio puta da vida porque viajei 300 kms pra ver o Vitor tocar e ele não tava nesse show (seríssimo), e ainda assim saí de lá com essa certeza tanto que foi o primeiro comentário que fiz após o show. Sempre que leio seus textos me pergunto: como é que ele consegue olhar pras coisas desse jeito? Eta, dá uma inveja, huahuahuahahua...
    Bom, mas concordo que ser artista é um tipo de condição que independe de qualquer outra coisa. Eu acho o Tom Zé um artista, e ainda que eu nunca consiga ver um show dele em que ele toque todo o repertório sem ter um chilique e terminar o show antes da hora, mesmo que eu considere ele um otário por me deixar tão frustada, não consigo deixar de vê-lo como um tremendo artista e admirar ele infinitamente. (Desabafei, hehe)

    obs: Ainda não consegui entender onde entra o mundo sensível/inteligível do Platão nessa história. Me ajuuudaaaaa MAG, é extremamente frustante para uma graduanda em Filosofia não conseguir compartilhar um olhar filosófico com alguém, HELP!! Hauahuhauhuahuahuahu XD

    ResponderExcluir
  8. Euterpe!!!! Devo ter feito uma leitura errada sobre o Platão, mas na hora da leitura do texto foi oq me veio a mente msm... pensar o homem no campo das ideias e ñ somente o ser humano material... aquele q precisa tocar pra entender e ñ o ser q que já sabe, q tem em si o conhecimento (inato)e q ele precisa alcança-lo, seria o saber da alma... ñ falo com nenhuma propriedade, pois ñ é minha praia ñ... rs... foi só oq me veio a mente...

    ResponderExcluir
  9. Ahhhhh, fez todo sentido agora! Uma leitura poética de Platão! Eu fiquei presa à República onde ele afirma a necessidade de expulsão dos artistas da pólis por fazerem a "cópia da cópia das idéias" segundo ele. Mas enfim, a sua leitura foi mais interessante e tá relacionada com o que estávamos pensando sobre o ser artista ser algo intrínseco que independe de demonstração, simplesmente algo que é. Adorei!!!

    ResponderExcluir
  10. É que as vezes eu divago um pouco além da conta... rs... é mais forte do que eu... rs...

    ResponderExcluir
  11. O que não é arte? Essa pergunta é bem difícil... É mesmo uma questão de leitura individual...
    Bom, não tem como dizer com muita precisão. Mas eu acho que é algo que não produz, nem traduz sentimento algum... Algo morto, digamos assim.

    ResponderExcluir