segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O contrário de paz

Toda segunda feira costumo postar um pequeno texto que nos desperte, nos confunda e nos inspire para o começo da semana.

Hoje queria postar apenas uma informação que recebi.

No I-ching, uma espécie de oráculo ou livro de sabedorias Chinês, o contrário de paz não é guerra. O contrário de paz é estagnação.

Puxa fiquei intrigado com isso. Deixo um pouco dessa sensação que brotou em mim com vocês.

Boa semana a todos.

3 comentários:

  1. Danou-se... chega a ser paradoxal a princípio. Essa ideia de que paz é algo parado... sei não, realmente!

    ResponderExcluir
  2. A primeira coisa que pensei quando li isso foi nos indígenas. Conversando com uma tribo tupi praticamente tudo que ouvi lá estava relacionada com ter paz porque esse estado nos permite pensar e perceber os porquês de algo e as consequências futuras de uma ação.
    Enfim, estudo mandarim a alguns anos e o que fica bem claro na cultura oriental é que o silêncio para eles é algo extremamente 'atento', pois valorizam mais a ação do que o discurso.
    Se pensarmos em sistemas complexos a estagnação tá relacionada com conflitos e enquanto há conflito não há evolução. Talvez seja por isso, estagnaçao é um processo de conflitos e a paz é um estado de calma. Até porque pro oriental a idéia de cosmos tá muito presente, as coisas "vem" até nós, precisamos ter paciência e esperar.

    ResponderExcluir
  3. Qualquer coisa é trivial.

    Se está parado.

    Foge do banal,

    Até a chuva ou o vento,


    Quando está em movimento.

    ResponderExcluir