quarta-feira, 18 de maio de 2011

O poder é pesado

É incrível como certas posições que transpiram poder pesam para os seus ocupantes. Nem sempre as posições carregam poder de fato, mas essa é a imagem que passam e isso passa a ser suficiente.

A imagem de perfeição incomoda bastante, a força faz brotar adversários, o poder alimenta cobrança.

No fundo, eu não acredito em nenhuma dessas coisas: perfeição, força, poder. Mas as pessoas recebem o que recebem e essa é uma decisão individual.

Quem se encaminha para esses lugares, mesmo que não seja por vontade, nem por desejo, mesmo que esteja vendo outras coisas, coisas novas e diferentes, mesmo que as cores que carrega não compactuem com essa tonalidade mais escura, mesmo que esteja atendendo a um movimento orgânico e natural, mesmo assim terão que arcar com os incômodos, com os adversários e com a cobrança.

Me parece que a única saída é abraçar a idéia inteira ou mudar de endereço.

6 comentários:

  1. Sim, a saída é entrar de coração no mesmo desejo de Bernardo Soares..... "tenho fome da extensão do tempo e quero ser eu sem condições"...

    É tornar de vez o que se é.

    ResponderExcluir
  2. O poder, em todas as suas variações, só pesa pra quem sente nele a verdadeira responsabilidade que lhe foi dada, a esperança que lhe foi atribuída.
    A melhor forma de conhecer uma pessoa é quando ela está no poder, assim podemos perceber como ela reage quando precisam dela sem que ela precise dos outros.

    Conheci o blog a pouco tempo e me senti a vontade p deixar minha opinião!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Que bonito Rafaela: "como a pessoa reage quando precisam dela sem que ela precise dos outros".
    Puxa, isso me colocou pra pensar agora...

    ResponderExcluir
  4. Como diz meu irmão (e vejo isso de fato) "O poder corrompe". E é preciso saber lidar com esse tal poder (seja qual for), porque o danado corrompe mesmo.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Opa! que bom... Esse assunto tem conversa pra mais de hora, como diria minha vó...
    Eu realmente acredito que a minoria das pessoas está preparada pro poder, afinal são poucos os que querem "doar" ... de alma, sem medida...

    bjs

    ResponderExcluir
  6. É complicado esse lance de poder mesmo!
    Hoje de manhã vivi uma situação engraçada, não sei se tem tanta relação com poder.

    Meu visinho estava saindo com seu carro e passsou voando por mim e não me VIU...Ok
    Mas há dois meses, quando ele comprou seu carro, ele tanto me viu como me deu carona, para mostrar o carro novo.

    Enfim, o quero dizer é naquele momento, era como se ele estivesse no poder, pois eu era apenas o pedestre, que ia caminhar 20 minutos até o ponto de bus. A questão é, o poder, ou que as pessoas julgam poder, é uma ferramenta muito perigosa, para quem não saber se equilibrar.

    ResponderExcluir