segunda-feira, 25 de julho de 2011

Uma boa morte?

No final do programa "Provocações", na TV Cultura, Antônio Abujamra quando de frente a um artista costumava perguntar enfático na profundidade que os olhos permitem:

- Uma boa vida ou uma boa morte?

É uma questão complexa, longa, de datas retrógradas e vanguardista, uma questão que passeia e permeia a mente inquieta dos que mergulham na arte e se afogam e renascem e voltam a se afogar. Uma boa vida? Ou uma boa morte?

Acabamos de ver uma diva, um mito, um ícone da geração optar por uma boa morte, ou seja, uma morte histórica, no centro de uma obra digna de ser lembrada pelas gerações, uma morte de um artista que se doou e se anulou na beleza artística, que se entregou inteiro e sucumbiu como deveria.

E uma boa vida? A vida tranquila, de relacionamentos tranquilos, de trabalho e dia a dia. Uma vida que alguns insistirão em chamar de medíocre, ou ainda melhor, comum.

Na minha opinião, essa é apenas uma questão de escolha. Cazuza, Jim Morrisom, Cassia Eller, Janis Joplin e tantos nomes eternos optaram e deram a vida pela arte. Eles se tornaram a arte, cantaram-na dentro de si e sucumbiram quando ela sucumbiu.

Outros, como Chico, Caetano, Paul Mcartney e tantos optaram por se tornarem narradores de suas obras, observadores, ou como Chico já declarou: "um operário do serviço artístico". Se tornaram grandes também, claro, mas optaram por sentar no banco de reservas e deixar que a arte reinasse sem seus corpos e personalidade.

Particularmente acho ambos os caminhos justos. Se tivesse que responder a Abujamra diria sem pensar: "uma boa vida, e longa de preferência". Mas não me ausento do coro que lamenta a saída do convívio de nomes tão grandiosos e se emociona profundamente com o tamanho da entrega deles.

9 comentários:

  1. Tiberio Azul, optaria eu por uma boa vida e gostaria que tantos gênios, saídos à Amy, tbm tivessem feito essa opção. Afinal, certamente teriam produzido muito mais de suas genialidades pra que vc e eu desfrutássemos.

    ResponderExcluir
  2. O problema, Tibério, parace ser a máxima desvendada por Vinícus, com seu perdão póstumo pela corruptela: "a música é a tristeza que balança". Talvez por isso boa parte de nossos artista geniais se vão tão cedo. Alguns poetas "não" são fingidores da dor que deveras sentem...
    Hermes Benevides

    ResponderExcluir
  3. Uma boa vida concerteza.
    Ter uma boa vida não significa,uma vida sem emoções ou sem inspiração,o contrário os artistas que tem uma boa vida são aqueles que sua arte se sobre sai muito mais que as suas polêmicas...


    Marci Cavalcanti

    ResponderExcluir
  4. Será? Será que todos esses artistas poderiam ter sido geniais como arte e como vida? Será que poderiam ser inteiramente arte e inteiramente maridos e esposas? Poetas divinos e pais tranquilos?

    Não sei... me parece um preço caro, mas não parece um preço negociável.

    ResponderExcluir
  5. A Profecia de um Sacrifício Celta ou "I´m just Amy, Baby"
    E eis que em um dia qualquer de julho de um ano porvir
    Quando as fogueiras de Beltane há muito apagadas
    Revelam o final do solistício do verão londrino
    E cada um se volta para cada um,
    Uma das três faces da Deusa,
    Talvez a mais nova e mais frágil
    E, por conseguinte a mais bela,
    Deixar-se-á envolver pelas brumas avalônicas da solidão
    Subirá na barca encantada do esquecimento
    Tomará do vinho e inalará o ópio
    Ouvir-se-á uma melodia ao mesmo tempo
    Tão antiga como aquela cantada pelo bardo-druída
    Nos sacrifícios do Círculo Sagrado,
    Tão nova que poderá ser reconhecida
    Por várias gerações de MPs
    Sua bela voz atrairá o eterno cavalheiro peregrino
    Que ao vislumbrar o brilho do Santo Graal
    Reconhecerá as duas serpentes tatuadas
    Na mão que o empunha
    - "É a Deusa! É a Bruxa!" – Diz Sir Galahad
    E por fim penetrando-lhe Excalibu: - "É Morgan..."
    A moça antes de se calar para sempre diz:
    - I´m just Amy, baby...

    ResponderExcluir
  6. a cada noticia trágica como essa - a morte da Amy, agradeço ainda mais pela vida - no sentido de aproveitá-la ao máximo. mesmo nos momentos mais difíceis. angustia, medo, solidão também fazem parte e fazer o quê? optar pelo caminho mais simples? fugir? acabar com tudo?

    não mesmo.

    ps: vi há pouco que a banda seu Chico vai se apresentar no Piauí novamente...fiquei feliz. quiça eu possa me deliciar mais uma vez com o talento de vocês...sejam muito bem vindos!

    ResponderExcluir
  7. Oxe, o que quer dizer uma boa vida?? Eu diria que Chico, Paul McCartney tiveram uma boa vida, tranquila, apesar de tudo. E com certeza terão uma "boa" morte, se isso quer dizer historica. Entao, acho que alguns podem sim ter sido geniais como arte e como vida, poetas divinos e pais tranquilos. Só nao sei quanto ao inteiramente.. mas o que eles fizeram foi suficiente, vc nao acha tiberio?

    ResponderExcluir
  8. Nao sei nem se alguem se dar inteiramente em alguma coisa..

    ResponderExcluir
  9. Gostei do seu texto, Tiberio.
    Uma boa e longa vida a vc!

    ResponderExcluir